top of page
file3.jpg.png

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: SERÁ ESSE O FUTURO DAS GRANDES CIDADES?

Densidade demográfica


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 54% da população mundial vive em centros urbanos, número que, até 2050, subirá para aproximadamente 66%. No Brasil, entretanto, só nos últimos 60 anos a população das cidades praticamente dobrou. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente mais de 80% da população no país vivem nas áreas urbanas.



Há aproximadamente um ano, fui convidado pela prefeitura de Tupanciretã, uma pequena cidade no interior gaúcho, próxima de Santa Maria, para dar uma palestra. O município abriga uma população de pouco mais de 20 mil habitantes numa área de aproximadamente 2.200 km², o equivalente a cerca de 200 campos de futebol. Tais números conferem à cidade uma densidade demográfica de aproximadamente 9 habitantes por km².



Mas você já imaginou se fosse possível acomodar confortavelmente toda a população de uma cidade com a população de Tupanciretã em um único edifício? Pode parecer loucura à primeira vista, mas é o que acontece na cidade chinesa de Hangzhou. Estima-se que o Hangzhou Regent International, que tem mais de 260.000 metros quadrados de espaço, 206 metros de altura e 39 andares, tenha entre 10 e 20 mil moradores! O edifício, que foi originalmente concebido como um luxuoso hotel de seis estrelas, acabou por se transformar num gigantesco complexo habitacional, que disponibiliza para seus moradores academia, piscina, spa, sala de jogos e praça de alimentação. Também há comércios, como lojas de chá, cafés, barbearias, salões de beleza, supermercados e floriculturas.



Hangzhou Regent International
Hangzhou Regent International (Imagem reproduzida de Mandy News)

Este projeto não apenas atendeu à crescente demanda por moradia na cidade, mas também estabeleceu um novo paradigma para o desenvolvimento urbano. Ao integrar residências, lazer e serviços num único edifício, o Regent International oferece uma solução inovadora para os desafios de espaço e sustentabilidade enfrentados pelas metrópoles modernas.


Agora, falando em desafio, eu que já fui síndico, fico aqui a imaginar uma assembleia de condomínio... até que um (dos 200) campo de futebol de Tupanciretã viria a calhar pra esse evento, não?


 

Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
SIGA MINHA PÁGINA NO WHATSAPP E RECEBA NOVAS POSTAGENS NA PALMA DA SUA MÃO!
23435_cdc8b03375b35ae73ee24facbffe12f8-16_02_2024, 15_58_25.png

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
Sorteio Acorde.png
27124345-a-laranja-semi-caminhao-dirigindo-atraves-a-estrada-dentro-atrasado-tarde-de-por-

DIRIJA O SEU FUTURO

Conheça nossos Cursos Especializados de Trânsito.

bottom of page