NOVA LEI OBRIGARÁ VEÍCULOS COM MAIS DE CINCO ANOS A REALIZAREM VISTORIAS ANUAIS
- Rodrigo Vargas

- 15 de jan.
- 2 min de leitura

Confiantes nas condições de segurança de seus produtos, diversas montadoras têm oferecido 5 anos de garantia em seus veículos zero km. Obviamente que, durante esse período, revisões periódicas devem ser realizadas para o correto acompanhamento das condições mecânicas do automóvel. Mas sejamos francos. Passados os primeiros anos, cobertos pela garantia, ou mesmo de posse de um veículo usado, quem no país costuma realizar revisões periodicamente?
A idade média da frota de veículos no Brasil em 2025 ultrapassou os 10 anos e 11 meses, reflexo de uma renovação mais lenta e da permanência de carros mais antigos em circulação. Esse envelhecimento da frota tem impactos diretos na segurança viária, nas emissões de poluentes e nas condições gerais dos veículos que ocupam nossas ruas e estradas.
Diante desse cenário, a Câmara dos Deputados aprovou um novo projeto de lei que institui vistorias anuais obrigatórias para veículos com mais de 5 anos de uso. A proposta visa garantir que esses automóveis estejam em condições adequadas de segurança e conservação, contribuindo para a redução de acidentes e problemas mecânicos nas vias. O projeto agora segue para análise no Senado. A medida pode ser um passo importante para tornar o trânsito mais seguro, sustentável e confiável para todos.

No entanto, como já mencionei em outro artigo, especialistas em segurança viária apontam que falhas mecânicas nem mesmo de longe representam uma das principais causas de sinistros. Segundo o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), se unirmos a essa causa os problemas viários, juntos representariam aproximadamente 10% do total de fatores causadores de sinistros de trânsito, atribuindo-se os outros 90% a uma outra peça de manutenção bastante difícil (diga-se de passagem): nós, amáveis seres humanos.
Sem entrar no mérito da eficácia dos exames realizados, eu fico me perguntando: por que o fator mecânico, que é responsável por menos de 10% dos sinistros, nos gera tanta preocupação a ponto de realizarmos revisões anuais? E, em contrapartida, o fator humano, responsável por 90% dos sinistros, não nos parece preocupar que seja revisado a cada 10 anos? E ainda com renovação automática, como vem prometendo o atual Ministro dos Transportes, Senhor Renan Filho? Você andaria tranquilamente a bordo de um veículo sabendo que ele foi revisado pela última vez há 10 anos atrás? Se não for imprudência, me parece, no mínimo, excesso de confiança nessa “peça” que gera tantos sinistros…
Dessa forma, sigo questionando: Não estaria na hora de um Recall?














Comentários