CURIOSIDADE PODE SAIR CARO: NOVA MULTA QUER PUNIR MOTORISTAS QUE ATRAPALHAM SOCORROS NAS VIAS
- Rodrigo Vargas

- há 9 minutos
- 1 min de leitura

Se tem algo que vemos com frequência nas ruas e rodovias brasileiras é a curiosidade dos motoristas diante de acidentes. Muitos diminuem a velocidade, filmam com o celular e acabam atrapalhando — e até colocando em risco — o trabalho de quem está ali para ajudar. E agora, isso pode mudar.
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria uma nova infração de trânsito, com foco justamente nesse tipo de situação. O texto determina que motoristas devem reduzir a velocidade para até 60 km/h (ou menos, conforme a via) ao se aproximar de locais com veículos de emergência, obras ou acidentes, e também, sempre que possível, mudar de faixa para manter distância das equipes que atuam nesses atendimentos.
Caso o motorista não reduza a velocidade, a infração será grave (5 pontos na CNH e multa de R195,23). Já deixar de mudar de faixa ou manter distância segura lateral será uma infração média, com multa de R 130,16 e 4 pontos na CNH.
A ideia se inspira em leis como a Move Over Law, muito comum em países como os EUA, que visam proteger bombeiros, socorristas, policiais e outros profissionais expostos em vias públicas. A proposta brasileira ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, seguir para o Senado.
A verdade é que o trânsito precisa de mais do que apenas regras: precisa de consciência. E talvez mexer no bolso ajude a lembrar que segurança também depende de empatia. Afinal, quem está do outro lado pode ser você amanhã.














Comentários