top of page

SEU CARRO JÁ VEM COM LANÇA-CHAMAS?

SEU CARRO JÁ VEM COM LANÇA-CHAMAS?


Recentemente, ministrava uma palestra online sobre Direção Defensiva para uma empresa de São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Durante a palestra, discutíamos sobre a forma como muitos condutores acabam, através de seus comportamentos, transformando seus veículos em verdadeiras armas. Costumo ilustrar a metáfora com a imagem a seguir:



Lembrei dessa metáfora quando li, perplexo uma notícia sobre a mais nova invenção chinesa. Com o boom mundial de carros elétricos, ocorrências envolvendo esse tipo de veículos vem sendo cada vez mais frequentes. Sobretudo envolvendo explosões e incêndios provenientes de curtos-circuitos nas baterias. Para garantir a integridade do veículo e seus ocupantes durante um desses eventos, os chineses tiveram uma ideia "brilhante": uma bateria que pode ser ejetada do veículo.



Agora, imagine-se na seguinte situação: Você está caminhando pela calçada, talvez levando seus filhos na escola, pedalando numa ciclovia junto ao meio-fio ou mesmo passando pela pista da direita por um carro, aparentemente em pane mecânica, parado na pista esquerda. Eis que, sem mais nem menos, uma bateria de mais de 100 kg é arremessada em chamas em sua direção, a temperaturas que ultrapassam os 1.000ºC. Uma ótima solução essa dos chineses, não?


A primeira coisa que eu pensei ao ver essa cena foi no Batmóvel lançando chamas sobre seu inimigos. Por pura curiosidade, fui pesquisar se algum lunático (além do Bruce Wane e dos chineses, é claro) já havia pensado em algo parecido. Tão grande foi minha surpresa quando o Google apresentou a resposta: SIM.



Existe um país onde o alarme do carro é... um lança-chamas. Você não acredita? Imagine morar em um lugar onde o risco de ter seu carro roubado é comum. Exatamente a situação em que muitos motoristas sul-africanos se encontraram na década de 90, quando este crime era tão generalizado que rendeu ao país o infame título de “capital mundial do roubo de automóveis”.


Encurralados, há quem considere adequado recorrer a soluções extremas para defender o seu carro (e muitas vezes a sua pele). Este é o caso Charl Fourie, um inventor local que teve a ideia "ardente", para dizer o mínimo, de instalar lança-chamas. Você entendeu corretamente: o dele Blaster era um dispositivo (digno de um vilão da saga James Bond) que disparava jatos de fogo das portas para envolver os intrusos que se aproximassem.



Em suma, uma solução tão simples quanto radical, que na altura da sua introdução no mercado (sim, foi REALMENTE introduzida no mercado, em 1998) foi considerada perfeitamente legal segundo as autoridades sul-africanas. Afinal, a lei do país, como a de muitos outros, permitia o uso de força letal em legítima defesa caso alguém temesse pela própria vida. E Fourie, com sua engenhoca, queria dar aos motoristas uma arma extra contra criminosos que muitas vezes estão armados com armas de fogo. Ou contra chineses com carros que cuspam baterias em chamas...




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação*

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
bottom of page