top of page
file3.jpg.png

O SOL NASCE PARA TODOS?


pôr do sol do Guaíba


O famosos ditado que dá título a esse texto traz consigo, ao meu entender, uma mensagem carregada de positividade e esperança. Esperança de que todos têm (ou deveriam, pelo menos) ter as mesmas oportunidades na vida.




Conhecido por muitos como "o pôr do sol mais bonito do Brasil", sem dúvida o pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre, é um dos mais belos cartões postais da capital gaúcha, motivo de muito orgulho aos porto-alegrenses. Mas nem sempre foi assim. Tanto que, em 2011, o historiador, jornalista e professor Luiz Carlos Golin, mais conhecido como Tau Golin, escreveu um artigo fantástico, intitulado Maldição no Rio Guaíba. Nele, Golin refere-se ao Rio assim:


Atualmente, o Rio Guaíba é o espectro de uma velha prostituta de arrabalde. Os porto-alegrenses a pintam, enfeitam, enquadram suas silhuetas com potentes máquinas fotográficas, especialmente contando com a luminosidade do pôr do sol. À distância, a reverenciam de longe porque, na verdade, se valer a comparação, está contaminada por múltiplas doenças venéreas, tomada pelos vírus inoculados pelo poder público e habitantes, resultado da relação perversa, manipuladora, calculista de lucros e abandonos. Ainda precisam dela para o encantamento de convidados manipuláveis, através da figuração de uma vedete de carnes podres e perebentas, encobertas por meias cintilantes, lantejoulas e luzes ilusórias para manter o devaneio. A diva, na foto e no ciberespaço, em sua dimensão virtual, está linda, deslumbrante. A condição digital ilude que está podre, a deusa vive purulenta, senhores!

É bem verdade que, de uns anos pra cá, a relação do porto-alegrense com o Rio transformou-se completamente, sobretudo após a conclusão das revitalizações dos trechos 1 e 3 da orla do Guaíba. Locais que há anos estavam abandonados e à mercê do mato, do lixo, das drogas e da prostituição, hoje são um recanto para famílias de toda a parte, atletas das mais diversas modalidades de esportes e amigos em busca de um lugar seguro e aprazível de lazer.





Tive o prazer de, durante os dois anos que morei em uma região mais central da cidade, disfrutar dos benefícios de viver a apenas 1 quilômetro da orla, aproximadamente. Atualmente, passados alguns meses desde que voltei para a zona sul da cidade, minha relação com o Rio passou a ser mais visual. Seja da saca do meu apartamento no 11º andar, seja pela janela do banheiro, durante o banho, vez que outra consigo ver ao longe o (subutilizado) catamarã deslocando-se agilmente sobre as águas do Guaíba (o que por si só já é assunto para outro artigo), até sumir atrás das enormes torres que estão em construção a menos de 300 metros do Rio, em um luxuoso condomínio que até uma praia artificial terá!


Me parece, no entanto, no mínimo curioso que no artigo 13 da LEI COMPLEMENTAR Nº 646, DE 22 DE JULHO DE 2010, que altera o PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE PORTO ALEGRE (PDDUA), tenha sido incluído o inciso V, que diz:


V - da implementação de políticas de incentivo ao desenvolvimento harmônico visando à equidade de ocupação e uso da infraestrutura urbana disponível;


É inegável que, ao longo dos últimos anos, a orla do Rio Guaíba tem se tornado uma referência no que diz respeito ao desenvolvimento da infraestrutura e um polo econômico, esportivo e de lazer. A questão é: para quem? Quem tem acesso a frequentar lugares como o novo shopping Pontal ou o Cais Embarcadero? Que sente-se convidado a acessar locais onde uma refeição custa quase o valor da renda per capta mensal de uma família? Estará a orla se desenvolvendo de forma equânime?


Retomando a reflexão inicial, já despido da positividade e da esperança de outrora, acredito que em Porto Alegre sim, o sol nasce para todos. O pôr do sol, no entanto, só alguns têm acesso...


 

APROVEITE OS ÚTIMOS DIAS DO VALOR ESPECIAL DE PRÉ-LANÇAMENTO!



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
SIGA MINHA PÁGINA NO WHATSAPP E RECEBA NOVAS POSTAGENS NA PALMA DA SUA MÃO!
23435_cdc8b03375b35ae73ee24facbffe12f8-16_02_2024, 15_58_25.png

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
Sorteio Acorde.png
bottom of page