top of page

ENQUANTO AS MÁQUINAS NÃO CHEGAM...

ENQUANTO AS MÁQUINA NÃO CHEGAM...

Entenda os riscos da distração no trânsito enquanto as máquinas não chegam e descubra cursos de trânsito para aprimorar sua direção.



Contas atrasadas, problemas de relacionamento, a saúde de um familiar ou mesmo um outdoor com uma promoção do seu restaurante favorito. Não importa qual a razão, seres humanos são suscetíveis a incontáveis fontes de distração enquanto dirigem.

Foi o que pensei quando meu gerente chegou no setor há alguns dias contando ter cruzado um sinal vermelho, achando que o mesmo havia aberto. Ele só se deu conta da infração quando, ao olhar pelo retrovisor, notou que nenhum outro veículo tinha arrancado. Felizmente, àquela hora o fluxo da via transversal estava tranquilo e não havia nenhum outro veículo cruzando seu caminho.


Essa história me fez lembrar da declaração do CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, quando afirmou que dentro de uma década não haverá mais motoristas na empresa. Segundo ele, “Daqui a 15 ou 20 anos, o veículo autônomo vai dirigir melhor do que qualquer motorista humano”, previu o executivo, em entrevista ao Wall Street Journal. “As máquinas serão treinadas em dados equivalentes a uma vida de milhões de pessoas; ninguém consegue ser tão bom assim. Robôs não se distraem”.

Mas nós, humanos, nos distraímos (e como!). E enquanto a tecnologia avança, prometendo um futuro onde os erros humanos seriam substituídos pela precisão algorítmica, seguimos convivendo diariamente com a fragilidade da atenção humana.

A verdade é que, até que esse futuro totalmente automatizado chegue (e, sinceramente, ninguém sabe ao certo quando chegará), ainda dependemos uns dos outros. Dependemos da responsabilidade individual de cada motorista ao entrar em seu carro. Dependemos da capacidade de reconhecer que o trânsito não é feito apenas de máquinas e movimentos, mas de vidas, expectativas, medos, pressas e limitações.

Cursos de Trânsito e Transporte

O que aconteceu com o meu gerente poderia ter terminado de outra forma. Poderia ter se transformado em um acidente, uma lesão, uma perda. Tudo por alguns segundos de desconexão entre o que a mente captava e o que a realidade exigia.

Por isso, mais do que nunca, precisamos reforçar aquilo que só a educação e o preparo oferecem: consciência, técnica, prevenção e tomada de decisão. Os robôs não se distraem, mas enquanto eles ainda não tomam conta das ruas, nós precisamos aprender a dirigir com a máxima atenção possível.

Fica aqui o meu convite: cuide de você, das pessoas à sua volta e da segurança de todos. Evite distrações ao volante e continue se aperfeiçoando como condutor. Em meu site, você encontra cursos especializados de trânsito e transporte que podem fazer toda a diferença na sua experiência e na sua responsabilidade no trânsito.

Enquanto as máquinas não chegam, façamos a nossa parte.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação*

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
bottom of page