top of page
file3.jpg.png

É POSSÍVEL CRUZAR O SINAL VERMELHO DE MADRUGADA?

cruzar o sinal de madrugada


Antes de vir trabalhar na Educação, trabalhei durante 5 (longos…) anos no plantão noturno da fiscalização, das 0:00 às 6:00 da manhã. Por isso, por diversas vezes foi questionado durante algumas palestras: “Rodrigo, e durante a madrugada é possível cruzar o sinal vermelho?”


O artigo 208 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) é bastante claro quanto a isso: Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória constitui uma infração gravíssima e prevê como penalidade multa. Independentemente do horário, das condições do tempo, do clima ou da estação do ano…



Obviamente que, em se tratando principalmente de grandes centros urbanos, a questão da segurança pública deve ser levada em consideração. O código de trânsito já foi criado para zelar pela segurança dos usuários da via. Logo, seria um contrassenso criar leis que pusessem os condutores em risco.


Pensando nisso, há um consenso entre a fiscalização daqui de Porto Alegre sobre não aplicar o artigo 208 entre os períodos das 22:00 e 6:00 àqueles condutores que realizarem o cruzamento do sinal vermelho, desde que o façam com SEGURANÇA. Isto é, ao se aproximarem do cruzamento, reduzam a velocidade, olhem para os dois lados e atravessem com tranquilidade. E quando eu digo reduzir não quero dizer de 60 para 50 km/h… Isso se chama roleta russa!

Bateu resolveu

Mas também convenhamos… A probabilidade de você ser assaltado em um sinal vermelho no qual esteja uma viatura da fiscalização próxima durante a madrugada é praticamente nula! Primeiramente, porque nenhum assaltante seria tão descuidado a esse ponto… E em segundo lugar, por razões que eu já expus nesse outro artigo, se já é difícil encontrar uma viatura da fiscalização durante o dia, durante a madrugada é quase tão fácil quanto encontrar um unicórnio!


Concurso literário

Confesso que não tenho aqui os números da segurança pública relativos aos roubos e furtos de veículos no município. Mas, após a implantação do cercamento eletrônico acredito que esses índices tenham caído sensivelmente. Mas nesse momento, para nós, isso pouco importa. O que nos importa aqui são os índices de acidentalidade, dos quais, em verdade, também não tenho números oficias, mas apenas os empíricos. Desses anos todos que trabalhei de madrugada, me arrisco a afirmar que de cada 10 acidentes que ocorrem na cidade nessa faixa de horário, uns 8 aproximadamente são em cruzamentos semaforizados.


Portanto, voltando à pergunta inicial, quando alguém me questiona se de madrugada é obrigatório parar no sinal vermelho, eu repondo sem pestanejar: “Meu amigo, para a sua segurança, se eu fosse você pararia até no sinal verde!”


 

Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!


115 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
SIGA MINHA PÁGINA NO WHATSAPP E RECEBA NOVAS POSTAGENS NA PALMA DA SUA MÃO!
23435_cdc8b03375b35ae73ee24facbffe12f8-16_02_2024, 15_58_25.png

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
Sorteio Acorde.png
27124345-a-laranja-semi-caminhao-dirigindo-atraves-a-estrada-dentro-atrasado-tarde-de-por-

DIRIJA O SEU FUTURO

Conheça nossos Cursos Especializados de Trânsito.

bottom of page