CLIO 2025: O CARRO QUE ENSINA A TER FÉ
- Rodrigo Vargas

- 18 de set.
- 1 min de leitura

Há um tempo, escrevi sobre uma ocasião em que um amigo me contava de sua experiência em dirigir na França durante suas ultimas férias. Ao chegar na locadora de veículos local e solicitar um Renault Clio, carro que, segundo ele, àquela época, era o veículo mais acessível no catálogo da loja, ficara surpreso ao ser apresentado a um carro que, pela quantidade de itens de segurança e acessórios tecnológicos, mais parecia um Mégane que um Clio.
Até então, a imagem daquela cena pairava apenas na minha imaginação. Mas, recentemente, a notícia do lançamento do novo Renault Clio possibilitou ilustrar com mais nitidez a sua história.
Se você ficou tão empolgado quanto eu, já advirto: Não, o novo Renault Clio não tem lançamento previsto para o Brasil em 2026, apenas para a Europa, pois a estratégia da Renault no mercado brasileiro foca-se em SUVs como o Kardian e picapes como a Niagara, em vez de hatches compactos. Apesar do sucesso do modelo na Europa, o custo elevado o tornaria inviável para o mercado brasileiro, segundo a montadora.
Lá fora, um Clio vem com tantos sistemas de segurança que até assusta; por aqui, os modelos nacionais nos ensina que a maior tecnologia é fechar os olhos e rezar para chegar inteiro. Alerta de ponto cego? Talvez. Controle de estabilidade? Só na imaginação. E assim seguimos, pagando caro para viver experiências de sobrevivência urbana em quatro rodas. Que Deus Kwid de nós!


























Comentários