top of page
file3.jpg.png

QUANTOS CAVALOS DE POTÊNCIA TEM UM CAVALO?

Quantos cavalos de potência tem um cavalo

Dia desses, enquanto voltava de uma reunião, conversava com o motorista de transporte por aplicativo sobre as facilidades que os mesmos trouxeram a uma parcela significativa da população. Em contrapartida, ele me falava sobre as conveniências da profissão. Havia algum tempo, segundo ele, precisava ir até a faculdade de veterinária da UFRGS, na zona leste de Porto Alegre, pedir informações sobre castração para o seu cavalo, o que foi possível durante aquela manhã, após uma corrida que realizara para a região.


Diante dessa informação, começamos uma conversa que durou a viagem inteira acerca dos custos, benefícios e dificuldades para a manutenção do animal. Ainda que, no caso do motorista, o cavalo sirva mais como lazer aos finais de semana, ou como um "pet gigante" (nas palavras dele mesmo), é curioso pensar que há alguns anos o cavalo já serviu como principal meio de transporte à humanidade. Assim, não pude deixar de fazer uma comparação relacionando os custos de se manter um automóvel aos de um cavalo.


É evidente que, assim como existem carros de luxo, também existem "cavalos de luxo", geralmente utilizados em exposições, competições, corridas e até mesmo reprodução. Isso me fez lembrar uma curiosa reflexão que recebi pela internet recentemente, que dizia:


Antigamente, todos tinham cavalos e só os ricos tinham carros. Hoje em dia, todos têm carros e só os ricos têm cavalos.

Bateu resolveu

Mas minha reflexão aqui não será sobre os custos de manutenção de carros ou de cavalos, mas sobre velocidade. Mas, antes disso, acho importante falarmos brevemente sobre potência. Lembram que a unidade de medida da potência é Cavalo a Vapor (cv), ou em inglês Horsepower (hp)? O termo foi adotado no final do século XVIII pelo engenheiro escocês James Watt para comparar a produção das máquinas a vapor com a potência dos cavalos de tração. Posteriormente, foi expandido para incluir a potência de outros tipos de motores a pistão, bem como turbinas, motores eléctricos e outras máquinas. Para se ter uma ideia, 1 CV equivale a aproximadamente 740 watts, energia suficiente para um banho quente de não mais que 10 minutos.



Concurso literário

Embora ainda existam algumas controvérsias, é amplamente aceita a ideia de que o criador do primeiro veículo movido por um motor a combustão interna seja o alemão Karl Benz, em janeiro de 1886. O motor do Benz-Patent Motorwagen desempenhava uma potência máxima de 0,75 cv, atingindo, com isso, a velocidade máxima de (incríveis) 16 km/h.


Ainda que não pareça algo óbvio, um cavalo não tem 1 cv apenas. Um equino tem força suficiente para chegar a até 15 cv. Estando saudável e bem treinado, um cavalo pode atingir uma velocidade de cerca de 60 km/h. O recorde atual para o cavalo mais rápido do mundo é de 88,5 km/h. Seres humanos, em comparação, alcançam 1 cv e uma velocidade máxima em torno de 13 km/h. No entanto, o corredor jamaicano Usain Bolt, atual homem mais rápido do mundo, conhecido como “o raio”, na prova dos 100 metros rasos dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, alcançou a velocidade máxima de 44,72 km/h.


Já o Koenigsegg Agera RS leva o título de carro mais rápido do mundo atualmente. O carro da montadora independente sueca é equipado com um motor V8 5.0 biturbo, capaz de produzir 1360 cv de potência, que lhe possibilitou atingir a velocidade máxima de 447,19 km/h durantes os testes em uma base aérea na Dinamarca.


No entanto, assim como assinala o filósofo alemão Robert Kurz, a aparente economia de tempo que resulta da velocidade trouxe uma inestimável, porém contraditória perda em uma das mais importantes qualidades de nossa vida: a qualidade do próprio tempo de vida. O que pode parecer um sonho para os mais aficionados por carros e por velocidade, sobre tudo em uma sociedade como a nossa, de tamanho relativismo moral e inversão de valores, me faz refletir e questionar a mim mesmo:


Quantos "cavalos" serão necessários para dirigir um carro desses?


 

Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!


98 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
Família Alves
Família Alves
22 aug. 2023
Beoordeeld met 5 uit 5 sterren.

Bela reflexão, amigo Rodrigo Vargas!!!

Like
Rodrigo Vargas
Rodrigo Vargas
22 aug. 2023
Reageren op

Obrigado por prestigiar, Alves!

Like
SIGA MINHA PÁGINA NO WHATSAPP E RECEBA NOVAS POSTAGENS NA PALMA DA SUA MÃO!
23435_cdc8b03375b35ae73ee24facbffe12f8-16_02_2024, 15_58_25.png

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
Sorteio Acorde.png
bottom of page